Sandevid: Renascer das cinzas

  • Reference: IIST-DGI-378-P

  • Number of pages: 24

  • Publication Date: Feb 13, 2024

  • Source: San Telmo (España)

  • Type of Document: Case

Grouped product items
Format Language Reference Use Qty Price Preview
pdf Portuguese Portugal IIST-DGI-378-P
As low as €8.20
Preview

You already have a subscription

To order please contact the person in charge of academic purchases in your university.
You'll be able to order once your profile has been validated.

Description

No final de novembro de 2022, Ángel Exojo, o CEO da SANDEVID, de 66 anos, e a sua família tiveram que decidir se comprariam os restantes 50,2% da SANDEVID à família do seu falecido sócio por um montante de cerca de 1,2 milhões. Além disso, como a SANDEVID estava em falência desde 2017, teve de obter 4 milhões de euros para sair da falência. A compra, que teria que ser feita antes da obtenção do financiamento, colocaria em risco todo o patrimônio da família, pois se não fosse obtido financiamento adicional, a empresa não conseguiria sair da concorrência e não teria valor, perdendo assim a compra. quantia. Ángel também teria de enfrentar a responsabilidade pela sua gestão, embora os seus consultores jurídicos não acreditassem que ele teria sucesso.

Learning Objective

A sessão tem como objetivo discutir os principais acontecimentos relacionados com Ángel Exojo e SANDEVID desde a criação da empresa até à situação atual; e especialmente sobre: (1) como o relacionamento entre seus sócios afeta a governança da empresa, a gestão da equipe de gestão e a evolução do negócio; (2) resiliência pessoal e capacidade de se reinventar; e 3) os critérios para tomar decisões complexas. Para tanto, devem ser identificadas as principais lições aprendidas nestes anos, bem como as recomendações que poderiam ter reduzido os aspetos negativos discutidos. Para fins pedagógicos, recomenda-se diferenciar as diferentes etapas: I. Criação da SANSDEVID até a morte de Guillermo, seu sócio. II. Da morte de Guillermo à saída de Ángel do cargo de CEO da SANDEVID. III. Ángel como simples acionista da SANDEVID. IV. A compra da Ojos del Guadiana, empresa que fabrica e distribui queijos artesanais de La Mancha. V. A reincorporação de Ángel como CEO da SANDEVID, a assinatura do acordo de sócios e o concurso SANDEVID. SERRA. A situação atual VI. Os desafios do futuro. Por fim, seriam apontadas as principais conclusões, sendo anexada uma apresentação com os aspetos acima.

Related Documents

Keywords

Acordo de sócios ou acionistas Alinhamento de interesses Concurso Crise empresaria Empresa familiar Gestão de riscos empresariais Governo Corporativo